|
|||||
|
|
Eletrônica em Geral tudo sobre Eletrônica em Geral será encontrado aqui !!! |
Opções do Tópico | Modos de Exibição |
05/08/2013, 04:07:36 | #1 |
Novato
Agradecimentos: 0
Agradecido 0 vez em 0 Posts
|
Como fazer o aterramento correto da mesa de trabalho?
Vou trabalhar com eletrônicos caros e comprei todo um kit de equipamentos anti-estásticos (manta, luva, pinças, etc...). Porém, acredito que posso estragar tudo se não fizer o aterramento corretamente. Estou no 15 andar de um prédio. Acredito que minha tomada tem aquele terceiro pino, que seria o aterramento (pois ela tem o terceiro furo). O correto seria eu colocar um cabo lá e ligar ao jacaré da manta anti-estástica? Como eu posso testar se a tomada tem realmente o aterramento? Existe outra forma de fazer isso? |
12/12/2014, 07:08:58 | #2 |
Novato
Agradecimentos: 16
|
Re: Como fazer o aterramento correto da mesa de trabalho?
o correto seria você usar um terrômetro, mas da tambem para saber assim:
1- abra a tomada e verifique se a o fio verde( padrão de aterramento), ou verde e amarelo( padrão usado para representar "proteção"). 2- verifique se no QDG(quadro geral de distribuição) de seu apartamento existe o barramento terra que é aquela que tem os fios de cor mencionados anteriormente. 3- faça o teste com um multimetro, é só colocar na escala de corrente alternada(750 Volt`s, ligar a ponta preta no pino do meio(terra) da tomada; e ligar a ponta vermelha em um dos pinos da tomada, alternando entre os dois pinos(da esquerda e da direita) para ver se da tensão,o que der tensão é o fase, o que não der é o neutro. 4- se não dispuser de um Multimetro, proceda da seguinte forma: pegue um bocal, com lampada encandecente e ligue à tomada, caso acenda forte você dispõe de um bom aterramento; caso acenda fraco, seu aterramento é ruim. 5- o que fazer então: você pode ligar um fio à estrutura das colunas ou vigas do seu imovel, elas vão direto às fundações do edficio. dai é so repetir o passo 3 ou 4. OBS.: Esses procedimentos descritos nos passos 1,2,3,e 5, NÂO SÂO GAMBIARRAS, 95% dos aterramentos e spda`s de edifícios são realizados dessa forma como descritos no passo 5e assistidos pela ABNT; Já o passo 4, trata-se de um "arranjo técnico" utilizado em ultimo caso, a proposito sou eletricista de manutenção industrial, e falo com embasamento. Espero ter ajudado João Carlos. Última edição por manutec cell; 12/12/2014 às 07:18:14 Motivo: corrigir escrita para não causar má interpretação. |
12/12/2014, 07:22:18 | #3 |
Novato
Agradecimentos: 16
|
rodrigo se você quiser e precisar de proteção a mais, pode usar dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas, chamados " proteção anti-surto"
Valeu! |
27/05/2016, 05:57:07 | #4 |
Novato
Agradecimentos: 0
Agradecido 2 vez em 1 Post
|
Rodrigo boa tarde.
se vc não tiver um terrômetro pode fazer o seguinte. 1 - Identificar o neutro. ( facil com o multimetro na escala de 600 VAC coloque a ponta de prova vermelha na tomada e segure a ponta preta com sua mão um pouco firme, teste as 2 entradas da extremidade, e observe o maior valor. o maior valor será o FASE, entao logo o neutro será o que deu menor valor se não 0. Pronto vc achou o neutro.) 2 - Agora ainda na escala de 600 VAC coloque a ponta de prova vermelha na FASE que identificamos. e a preta no neutro e anote o valor. 3 - Retire a ponta preta do NEUTRO e Coloque no centro, onde seria o tera. Se der uma diferença maior que 2 volts seu aterramento não esta PERFEITO, mais se a diferença for muito grande vc terá de fazer outro terra. Abrir um buraco em volta do vergalhao do terra e colocar carvão mineral ajuda. Mas como se trata de um prédio aconselho procurar um ponto bom nas estruturas sobre o forro ou nas colunas, para descobrir é só repetir o processo que citei. O melhor é chamar um técnico para sua segurança. Espero ter ajudado |
|
Tópicos Similares | ||||
Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
f250l sem aterramento | leonkindermann | Samsung | 0 | 22/02/2011 04:13:31 |
como fazer o i105 fazer ligações... | alewer | Nextel | 0 | 08/07/2010 10:46:38 |
Avvio - Cd803p (telefone De Mesa Vivo) Cdma | FLAVIO TECNICO | Outras Marcas & Modelos | 2 | 20/06/2009 01:09:45 |
Aterramento Elétrico - Isso sim é um manual | Billy Johw | Eletrônica em Geral | 6 | 14/01/2008 12:48:07 |
V3 Silver dando trabalho !!!! | infocentral_sjbv | Motorola | 7 | 20/08/2006 12:46:13 |